quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Primeiro grupo de estudo: o que é Tecnologia social?

O nosso blog segue com as informações das reuniões do grupo de estudo sobre Informação, Desenvolvimento Local e Tecnologia Social, se você foi e quer rever o que estudamos ou não sabe nem do que se trata e nem no que se meteu não se preocupe, Seus Problemas Acabaram, irei postar o que foi abordado no nosso primeiro encontro.


GRUPO DE ESTUDO SOBRE INFORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO LOCAL E TECNOLOGIA SOCIAL 

Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. É um conceito que remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação. Estando baseada na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras. As tecnologias sociais são sustentáveis e mais baratas em contra ponto as das tecnologias convencionais, estas são poluentes, caras, não sustentáveis e elitistas, “De acordo com Dagnino (2004), a tecnologia convencional se configura como a tecnologia predominante na atualidade. A tecnologia convencional se caracteriza por ser utilizada pelas empresas privadas principalmente, por poupar mão-de-obra e usar intensivamente insumos sintéticos, além de ser ambientalmente insustentável.” Existem TS (Tecnologias Sociais) já em funcionalidades no Brasil, mas a maioria destas não passa da fase de planejamento. Há muito o que se mudar nesse quesito no Brasil, muito o que pensar e desenvolver. A Tecnologia Social está se desenvolvendo cada vez mais no Brasil, por ser barata, sustentável e por ter como princípio fundamental se relacionar com a sociedade que a criou, levando em conta as necessidades locais do ambiente onde está inserida, para que estas possam ser solucionadas. As TS (Tecnologias Sociais) deveriam crescer em conjunto com o Estado, mas, ao contrário, o Estado não participa diretamente com investimentos, diferente das realidades de outros países onde o Estado é o maior investidor em TS. As TS no Brasil são desenvolvidas por indivíduos para suprir as necessidades especificas de suas comunidades e não por interesse do Estado brasileiro. Porém, há instituições como a FBB (Fundação Banco do Brasil), RTS (Rede de Tecnologias Sociais), MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), que mostram que o Brasil vem se abrindo cada vez mais para as Tecnologias Sociais, criando projetos de apoiando iniciativas de conhecimentos tecnológicos voltadas para o lado social. Mas há muitas barreiras a serem vencidas, como o não beneficiamento completo, mas parcial de muitas TS no Brasil.


Como você vê as relações entre Tecnologia Social, Desenvolvimento Local e Acesso à Informação?

Pelo o que foi visto as tecnologias sociais se propõem a atender questões à melhoria das condições de vida e à diminuição de desigualdades sociais pelo desenvolvimento local sustentável. Um dos maiores exemplos de TS no nosso estado é o Banco Palmas atuante no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza. No seu bairro existe algum projeto de Tecnologia Social? E se não existe em cima do que foi visto, consegue pensar em algum projeto social para beneficiar a comunidade em que vive de forma sustentável e econômica?


CORRÊA, Raquel Folmer. Tecnologia e sociedade: análise de tecnologias sociais no Brasil contemporâneo. 2010.149f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. 2010. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/29579/000777420.pdf?sequence=1>. Acessado em:20 out. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário